quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Opiniões sobre Sword Art Online: Ep. 12

Olá, tudo bem? Já faz um tempo que não faço essa pergunta... Ultimamente tenho tido muitas coisas para resolver e pouco tempo sobrando que me deixasse com vontade de escrever. Mas mesmo com a demora, sempre vou voltar aqui para escrever algo, então não fiquem assustados achando que o blog acabou do nada ou coisas do tipo. Acho até que é exagero meu, vocês não devem estar pensando nisso, eu não fiquei 2~3 semanas sem escrever nada... Bem, vamos logo comentar sobre o penúltimo (que lançou, claro) episódio de SAO!



Yulier

A história começa com a aparição desta integrante do exército, que se chama Yulier. Ela aparece na porta da igreja (aquela que funciona como lar para órfãos), requisitando ajuda e agradecendo pela surra que algum de seus "companheiros de clã" (não são exatamente isso, o clã é grande demais e acaba tendo uma divisão de grupos) tomaram pelos golpes de Asuna. Sentada junto com os outros dentro da igreja, ela explica o que eu coloquei entre parênteses anteriormente. Ainda dentro disso, ela explica que numa das várias brigas internas pelo poder, um homem chamado Kibaou conseguiu reunir uma boa força combatente e ter poder suficiente para comandar o clã. Lembram dele?


O mesmo carinha que apareceu nos primeiros episódios, na época do primeiro boss. Ele continua sendo um babaca, mas desta vez está se contradizendo, pois ao invés de ajudar os outros (que era o seu maior motivo para odiar os betas), está cobrando impostos dos players e monopolizando locais de monstros. Definitivamente virou um personagem inconsistente, que não leva suas próprias palavras a sério. Após esse e outros problemas (como a morte de vários integrantes do exército para o boss que Kirito matou com sua habilidade especial), sua moral dentro do clã caiu bastante, e ele estava a beira de ser mandado embora. Com medo de perder seu posto para um jogador chamado Thinker, ele preparou uma cilada para este homem e o deixou preso numa dungeon de alto nível, sem arma e cristal de teleporte.

Yulier pede então ajuda para Kirito e Asuna para resgatá-lo. Num primeiro momento Asuna não queria ajudar por estar preocupada de ser uma cilada do exército para eles, o que não é difícil de acreditar, após a surra que ela deu em alguns integrantes no último episódio. A garotinha Yui revela um de seus poderes (que será explicado mais para o final), dizendo que a tal Yulier está sim dizendo a verdade, e que podem confiar nela. Kirito gostaria de ir de qualquer jeito, então Asuna acaba convencida e decide ir salvá-lo.

Antes de continuar, queria comentar rapidamente sobre a Yui. Nesta parte da discussão na mesa, ela acaba tendo alguns momentos além do que eu citei anteriormente, como quando ela é focada quase dormindo, bebendo algo que parece leite, e numa discussão rápida com seus "pais". Ela acaba sendo bastante moe, mas não me incomoda e acaba sendo algo fofo dentro do anime, fica difícil de não esboçar um sorriso com as atitudes dela.

Nem tudo dentro da Cidade dos Inícios foi feito para iniciantes...

Yulier, Kirito e Asuna vão para o Castelo de Ferro Negro, a masmorra que Thinker está aprisionado, que fica no subsolo da Cidade dos Inícios. Para começar, temos algo bem errado: Asuna e Kirito levam a Yui para esta dungeon de ALTO NÍVEL, um local perigoso que tem grandes chances de matar jogadores de nível baixo, ainda mais crianças sem nenhuma experiência de luta que devem estar no level 1. Qualquer pessoa com um pouco de bom senso não levaria a criança mesmo com ela insistindo, afinal, ela é a apenas uma criança e não sabe dos riscos, mesmo insistindo tanto. Isso só serve para mostra que crianças não servem para serem pais de crianças.

Após uma boa caminhada e algumas cenas bonitinhas e engraçadas, o grupo finalmente chega ao local que Thinker está. Yulier vai correndo até o encontro de seu amigo, entretanto... Eles estavam no local de um chefe!

F-O-D-E-U.

Seu nível era tão alto que Kirito não foi capaz de identificá-lo. Asuna manda Yulier ir para a zona segura com Yui (finalmente vão proteger a garota, ufa), enquanto ela e Kirito ficam para segurar o ceifador e tentar fugir depois. Pela demora nas reações do chefe e pelo tempo que eles ficaram "conversando", acredito que todos conseguiriam chegar na zona segura sem enfrentá-lo, mas isso é normal em animes (essa espera toda até o ataque de inimigos), então não vou discutir. Para existir um chefe tão forte em uma masmorra que não segue a hierarquia dos níveis do SAO (Kirito chega a dizer que essa masmorra não existia no Beta), creio que ele seria um chefe especial que droparia algum item extremamente raro, mas nunca saberemos por causa do desfecho que ocorreu.

Após perderem metade da vida para um golpe deste chefe apesar de estarem bloqueando (forte demais, não? acho que ficou exagerado), Asuna e Kirito caem no chão levemente desacordados, e eles iriam ser mortos, se Yui não aparecesse e fosse enfrentar o chefe, sozinho!

Essas crianças de hoje em dia...

A cena da Yui se defendendo contra o ataque do chefe ceifador me lembrou muito os campos AT de Evangelion e a formação de sua espada flamejante e o golpe dela contra o chefe ficaram muito legais. Apesar de ser uma maneira fácil de ganhar o chefe, e por isso indesejada pela maioria dos espectadores da série (porque é muito mais legal uma luta longa do que uma que termina com um golpe), ela teve ótimos efeitos e ficou bem bonita, então a maioria deve ter aprovado. Com o chefe derrotado, Yui fala para seus "pais" que finalmente conseguiu ter sua memória de volta. E começa uma explicação sobre o jogo.

Cardeal!

Todo o mundo de Sword Art Online é controlado por um sistema, chamado Cardeal. Ele opera sem intervenção humana, e balanceia o jogo conforme os dados que coleta. Existem vários programas dentro do Cardeal para controlar tudo, e um serve para avaliar o psicológico dos jogadores. Este programa é a Yui. Além de monitorar o psicológico dos jogadores, ela também deveria servir para acalma-los, mas Cardeal impediu-a de ter contato com qualquer pessoa, sendo obrigada somente a monitorar. Ela foi parar na floresta do 22º nível porque queria encontrar Asuna e Kirito, as primeiras pessoas que ela analisou e viu que estavam sem medo dentro do jogo, sempre felizes e com paz interior. Sua memória acabou sumindo temporariamente por uma série de erros que começaram a acontecer nela por não poder ajudar os jogadores que estavam psicologicamente abalados.

Depois dessa explicação seguida de comoção entre eles três, Yui explica que não poderá ficar com eles para sempre. Ela usou a pedra que tinha na área segura da masmorra, que na verdade era um console emergencial para GMs, na necessidade de usar o sistema. Ela o utilizou para deletar aquele chefe, mas com esse atuação dela no mundo exterior, ela seria analisada pelo sistema, e o Cardeal possivelmente iria deletá-la.

Drama exagerado.

Muito sentimentalismo por parte da Asuna nessa cena, achei bem descenessário. As reações dela estavam exageradas demais para o pouco contato que ela teve com Yui. Continuando, acabamos acompanhando um caso que normalmente acontece por quem anda pelas lan houses do Brasil ou usa computadores públicos: aconteceu por parte da Yui o famoso "esqueci de deslogar": Kirito usou sua conta ainda ativa no console para separar a Yui do sistema e criar um objeto no jogo, com todas as suas informações, tornando possível recuperá-la depois. Temos mais sentimentalismo aí, com a Asuna chorando mais. E o final fica aí, com eles torcendo para um dia trazer ela de volta e viver com sua "primeira criança".

Não vou fazer um parágrafo explicando de maneira geral o que eu achei do episódio, porque eu já dei vários comentários durante toda a história que eu escrevi aqui. Me digam nos comentários o que acharam, e preparem-se porque nesses três dias (contando com hoje), vão sair três textos, um em cada dia. O de amanhã é o episódio 13 de SAO.

Um abraço e até o próximo texto.

Um comentário:

  1. Gostei bastante desse episódio do começo ao fim. No inicio mostrou um pouco da conspiração por trás do jogo e o que os outros jogadores estão fazendo para se virar nesse mundo, sendo algo bom ou ruim. Também achei achei interessante o fato deles terem pego um personagem lá de trás e mostrar o que ele se tornou.
    Na caverna também achei o fim da picada terem levado a Yui junto, nem pra colocar uma armadura nela xD, mas enfim, isso não é tão importante para história além do fato dela se provar indestrutível mais tarde. Gostei desse chefe, mesmo que ele tenha ficado por pouco tempo (foice *-*).
    No fim a sua suposição no post anterior comparando a Yui com uma personagem de .Hack estava errada. =P Achei interessante a explicação de como funcionar o jogo nos bastidores, parece ser bem complexo, acho que taí um bom motivo para o fato das pessoas de lá de fora não terem conseguido invadir ou desligar o jogo ainda.
    No fim não achei sentimentalismo demais, não precisa de muito tempo de convivência para você chorar caso veja um criança desaparer em frente aos seus olhos e em SAO é tudo potencializado por essa atmosfera do jogo de derrota é igual à morte. É difícil adolescentes enfrentarem isso.

    Esperando os textos amanhã e sexta. =D

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