domingo, 16 de setembro de 2012

Opiniões sobre Sword Art Online: Ep. 10 e 11

Boa tarde a todos! Como está sendo o domingo de vocês? Espero que não estejam em casa, afinal, final de semana é dia de sair e curtir. Outra coisa que espero é que vocês não estivessem torcendo que saísse um texto hoje, porque nunca sai... Mas neste domingo a coisa mudou! Ainda não fiz o texto sobre SAO 10, e já saiu o 11... Abri uma exceção e assisti o episódio no computador (eu só assisto na tv, mas normalmente não dá pra ver no domingo porque a família fica na sala), e vou abrir outra que é escrever textos no domingo. Espero que vocês curtam bastante, e que este texto seja uma diversão para todos que estão em casa num domingo lindo, sem ter nada para fazer :)



O maior duelo entre personagens da história do jogo.

Finalmente iria acontecer o duelo entre Heathcliff e Kirito. Não sei vocês, mas eu estranhei o fato dele nem se importar com a habilidade única de Kirito, e deixá-lo usar na batalha. No início do episódio, descobrimos o motivo: O líder do clã de Asuna também tem uma habilidade especial: Espada Divina, que maximiza seu ataque e defesa. Pelo o que Kirito fala, os ataques não são o maior dos problemas, já que pode ser evadidos, mas sua defesa fica extremamente alta, fazendo com que ninguém jamais tenha conseguido diminuir o HP de Heathcliff para o nível amarelo. Não é à toa que ele é o lider dos Cavaleiros do Juramento de Sangue.

Então, os dois combatentes se preparam para começar o duelo. Achei interessante como esta batalha acabou tomando proporções gigantes... Mas é de se compreender: Quem não gostaria de ver uma luta entre os dois maiores jogadores do SAO (creio eu)? Se streamings de partidas entre times profissionais em jogos como LoL, DotA, Starcraft e outros atraem milhares de pessoas, o que foi mostrado neste anime não é nada que foge do real. Voltando a batalha em si: Eles começam a lutar e a peleja flui de maneira bem equilibrada, com chances dos dois lados. Após um tempo assim, Kirito tem uma oportunidade de se tornar o primeiro indivíduo a diminuir o HP de Heathcliff até o amarelo e libertar Asuna da guilda, mas acontece algo muito estranho: Uma parada de tempo, aonde o escudo do líder do clã que estava longe do ponto que Kirito iria acertar se move e bloqueia o ataque certeiro, dando uma chance de contra-ataque para Heathcliff, que aproveita e vence o duelo.

Definitivamente este foi o ponto alto do episódio. O que afinal aconteceu ali para que Heathcliff ganhasse? Como o escudo dele se moveu com o tempo parado? Infelizmente, a resposta não chegou neste episódio... E por ter visto o 11 também, adianto logo: Não soubemos de nada nele também. Com este resultado, Kirito entra para a guilda, e vai num exercício de sobrevivência com outros dois jogadores: Godfrey e Kuradeel. Aos esquecidos, Kuradeel é o jogador com quem Kirito teve um duelo anteriormente, o indivíduo que estava na missão de ser guarda-costas de Asuna (episódio 8).

Kuradeel ficou com uma cara estranha nesse quadro... Se puderem, tentem dar zoom.

Apesar de parecer mudado (por ter pedido desculpas a Kirito pelo o que aconteceu anteriormente), Kuradeel mostra que continua como antes, mas também se revela um grande vilão (não de ser forte ou coisa do tipo, mas sim de maldade), envenenando a água de todos, deixando-os paralisados. Ele acaba se mostrando completamente maluco após enquanto começa a atacar Godfrey, até finalizar matando-o. Seu objetivo era matar Kirito, mas por ter mais uma pessoa com eles, não se importou nem um pouco em eliminá-lo também. Lembrando o último episódio, Kirito fica quase sem nenhum HP, mas acaba sendo salvo por Asuna. Após um pouco de conversa e uma luta rápida, Kirito mata Kuradeel.

Além destes dois acontecimentos que foram os momentos mais dramáticos do episódio, temos mais uma vez o fortalecimento da relação entre Asuna e Kirito, que se torna o tema do 11º episódio. Asuna diz que vai protegê-lo sempre e que não irá morrer fácil após descobrir o motivo que Kirito não gosta de guildas (ele conta a história do episódio 3 para ela, mas acabei cortando no texto), e Kirito responde da mesma maneira, depois do sufoco que passou nas mãos de Kuradeel e de matá-lo. Acabam se beijando e desta maneira "oficializam" sua relação dentro da história.


Que vista linda... :O

Como eu disse anteriormente, este episódio se focou mais no recém-relacionamento de Asuna e Kirito. Entretanto, aconteceu uma coisa bem interessante e que deve ser bem importante para a história, que inclusive me lembrou novamente de .Hack//Sign (passei por isso no primeiro episódio). Mais a frente explicarei o motivo.

Para eles poderem ficar a sós sem ter que fazer missões do clã, no início do episódio vão falar com Heathcliff, comunicando algo (provavelmente o que aconteceu com Godfrey e Kuradeel) e depois pedindo afastamento da guilda. O líder chega a perguntar o motivo, mas libera os dois, desde que não demorem muito a voltar para as linhas de frente.

Essa parte não fez muito sentido para mim... Na primeira vez que Asuna pediu para dar um tempo dos Cavaleiros do Juramento de Sangue, Heathcliff achou que iria perdê-la e obrigou Kirito a duelar com ele, e agora que ela pede de novo ele nem liga? O que impede dela tentar sair de novo para ele não ficar preocupado? E que desculpa foi aquela? "No momento estou começando a questionar os Cavaleiros do Juramento de Sangue." Questionar porque, o que aconteceu para ela ficar deste jeito? Não consegui ver nada para ela pensar desta maneira. Vocês podem até me rebater dizendo que foi a quase morte de Kirito, mas mesmo assim: Foi um caso isolado dentro do clã, por causa de um cara maluco que também fazia parte de um clã maligno (Caixão Sorridente)...

Continuando, eles compram uma casa no 22º nível, em um local que Kirito citou anteriormente, perto do final do último episódio. Outra novidade: Eles se casaram! Parece estranho por causa da idade deles, já que sabemos que apesar de ser um casamento em jogo, ele tem um significado diferente já que estão presos naquela realidade... Mas tudo bem, vamos prosseguir. Numa caminhada pela floresta (seguida de várias brincadeiras e coisas fofinhas, que eu vou ignorar por não ser relevante), eles acabam achando o que num primeiro momento seria um fantasma, mas que na verdade é um jogador.

Parece que o casal acaba de conseguir uma filha...

Seu nome é Yui, e é uma garotinha bem pequena, que deve ter uns 5 anos de idade. Por algum motivo ela não tem um cursor, mas não é um NPC (por terem conseguido levar para casa) nem um personagem de evento (por não terem recebido nenhum registro de evento). Eles concluíram que Yui seria uma jogadora bugada, mas está na cara (não sei se para vocês também) que ela faz parte do próprio jogo... Tenho certeza que se trata disso porque é extremamente parecido com uma situação que eu vi acontecer na série .Hack//Sign, aonde existe uma garota chamada Aura, que não é um NPC nem um jogador: Seria o espírito do MMO em si, feito pelo criador do jogo para ser a AI (Inteligência Artificial) perfeita, que agisse de acordo com o que achasse melhor, sem seguir diretrizes ou regras, algo perto de um humano. Reparem na semelhança das roupas!

YuiAura

A imagem que eu achei da Aura não é grande coisa, mas dá pra entender: Ambas estão com um vestido branco, não são NPCs mas não podem ser encaixadas como jogadores, são crianças...  Até na abertura dos dois animes elas aparecem de maneira parecida, no meio do nada flutuando:


Yui na aberturaAura na abertura

Engraçado, não? Por isso eu não tenho dúvidas que ela vai ter um papel interessante na trama... Aliás, já aconteceu algo dentro deste episódio para mostrar que ela não é um ser comum. Kirito e Asuna a levaram para o primeiro nível do jogo, para ver se ela lembrava de algo lá. Após uma luta aleatória que pelo visto só serviu para completar o episódio (Asuna enfrenta pessoas do exército que estavam querendo cobrar taxas de uma creche -- pode ser que isso sirva para algo no episódio que vem, vamos ver), Yui olha para o céu e fala algo sobre corações... Diz que nunca esteve lá, que sempre esteve no escuro (uma referência à imagem da abertura?)... Depois disso acaba soltando um grito que acaba causando algum tipo de interferência no jogo, como podemos perceber no momento pela imagem e pelo som irritante, como um chiado. Após este momento estranho, o episódio acaba. O que será comentado/descoberto sobre ela no próximo episódio?


Galera, desculpem-me se eu esqueci de algo ou pulei coisas que vocês julgaram importantes neste episódio. Eu fiquei tantas horas fazendo este texto e buscando algumas informações de .Hack para colocar aqui que possivelmente deixei de comentar algumas coisas, mas faz parte, ficar tanto tempo fazendo algo normalmente se torna cansativo e você começa a não raciocinar direito. Apesar disso, acho que as idéias mais importantes de cada episódio estão aí e nós iremos conseguir fazer uma boa discussão sobre estes dois episódios. Não deixem de comentar o que acharam dessa minha comparação entre SAO e .Hack, e digam o que acharam de outras partes destes dois bons episódios.

Um abraço e até o próximo texto.

2 comentários:

  1. Sword Art Online é definitivamente uma das Melhores estreias do Ano.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o episódio 10 bonito, primeiramente pela luta que acabou de forma estranha (mas não tão estranha pra quem viu Accel World xD) e tenho um teoria do porquê o Heathcliff deixou de se importar com o que o Kirito e Asuna pediram depois da luta dele contro o Kirito: Antes o Kirito não era dos Cavaleiros do Juramento de Sangue e assim ele poderia levar a Asuna e fazer uma guilda própria, mas depois da luta, com o Kirito na guilda dele não há mais essa preocupação, ele sabe que eles não vão sair da guilda (provavelmente deve haver um requisito para se sair de uma guilda, a aprovação do líder talvez) e assim ele deixou eles fazerem o que quisessem por enquanto.
    Voltando ao episódio 10 achei ele bonito pelo reforço do relacionamento do Kirito e a Asuna, estava torcendo para que eles ficassem juntos (tanto em batalha, quanto como casal xD) e foi excelente o modo como isso foi feito, não foi nada forçado como muitos romances que vejo por aí.
    No episódio 11 tivemos boa parte dele com as coisas fofas de casal (legal,mas irrelevante xD) e aí surge o mistério da Yui para voltarmos à história séria e faz sentido a teoria de semelhança com .Hack//Sign, também notei uma certa semelhança da Yui com o Sachi, vamos ver...

    ResponderExcluir