quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Opiniões sobre Arcana Famiglia: Ep. 12 (Fim)

É gente... Depois de 3 meses acompanhando uma família mafiosa (que não lembra em nada a máfia) na maravilhosa ilha Regalo, chegou a hora de dar adeus... Foi um tempo divertido com episódios cheios de mistério, alguns meia-boca, outros bem inúteis... Mas olhando por alto, foi uma série divertida e que serviu para passar um tempo. Essa é a primeira série que termina aqui no blog, então eu vou tentar fazer também uma resenha sobre a série como um todo, após explicar o episódio final. Vamos lá!

Edit: Desculpem a demora. Queria ter acabado esse texto ontem, mas meu computador acabou dando problemas e apenas hoje foi resolvido.

Olha quem tá se achando só porque sentou no trono do pai...

Finalmente chega a hora do Arcana Duello! Antes de começar, temos uma breve explicação sobre o Duello, feita pelas amas de Felicitá, que também são as narradoras de cada batalha. Nunca esperaria vê-las ali, mas foi engraçado, um toque legal no episódio. Com o término dos esclarecimentos sobre as regras das lutas, começam as batalhas! Primeiramente vemos Felicitá ganhando de um personagem aleatório. Após sua vitória, aconteceu outra coisa engraçada, que eu achei interessante: As amas deram "títulos" para cada um dos vencedores. No caso da bambina, temos a bruxa vermelha de Regalo! Simples, mas legal. Outro detalhe: Todas as torcidas tinham uma faixa estendida na borda do coliseu para torcer pelos lutadores, e tinha uma para cada um dos personagens principais, com direito a rosto chibi no final dela!

Seguindo o Duello, temos mais lutas com personagens aleatórios, para preencher espaço. O jovem navegador de Regalo (Libertá), o espadachim tão duro como coríndon de Regalo (Nova), o Don Juan Tenorio de Regalo (Debito), o homem feroz de Regalo que bebe como um peixe e come feito um cavalo (Pace -- Ficou tosco... Tinha que ter um ruim né) e o servo de alta classe que ama Regalo (Luca) passam facilmente.

Parando rapidamente antes de continuar sobre o episódio: A luta de Luca, apesar de durar poucos segundos como as outras, foi útil para entender algumas coisas. O poder arcana dele não serve para fazer fogo e orbes azuis (o fogo foi visto no último episódio, as orbes podem ser vistas na abertura), mas sim para anular o poder arcana de qualquer um. E ele usou isto justamente num personagem aleatório, o que mostra que todos os integrantes da Arcana Famiglia tem um poder arcana, mas os mais fortes são os dos principais, que têm contrato com as cartas Grande Arcana.


Decepcionante... :/


Voltando a história, Felicitá entra na arena mais uma vez para seguir na competição. Numa sequência, ela enfrenta Debito, Pace e Luca. Aqui acontece a primeira coisa que me desanimou: Nenhuma destas três lutas foram mostradas. Só foi exibido cada um deles conversando com Felicitá e partindo para o ataque, cortando direto para eles derrotados, tristes. Lutas que tinham um grande potencial, tiradas da história, lastimável. E eu não acredito que a série acabou sem que eu tenha visto o Luca usando alquimia! Ele parecia ser tão forte na abertura, e ficou só lá mesmo.

Com Felicitá esperando um adversário para a final, fomos acompanhar o progresso de Libertá e Nova no Duello. Como vocês já deviam estar esperando após ver o desempenho inacreditável de Felicitá (inacreditável mesmo, pois ela não teve grandes cenas durante a história para lutar tanto como foi neste último episódio), ambos avançaram sem problemas, enfrentando dois oponentes fortes: O gigante marinho que protege Regalo (Dante) e Mama (não vi nenhum nome especial pra ela, além do que tinha na faixa, mas não dava para ler direito). Diferente de Felicitá, os dois não tiveram suas lutas cortadas, que chegaram a ser parecidas (e fracas).

Chegou a hora de uma batalha esperada por muita gente. Libertá contra Nova! E enquanto eles conversam antes de começarem a se digladiar, começa a tocar a ending do anime, que combina muito com a ocasião por ser cantada apenas pelos dubladores destes dois personagens. Mais um detalhe que encaixou bem no episódio. Entretanto, essa luta também não teve nada de sensacional, exceto o final, quando ambos usaram seus poderes arcana para deixar a espada mais forte e dar um último golpe, pois a luta já estava acontecendo há horas (a ponto de iniciar o pôr-do-sol). E com isto temos um clarão.

Olha só... Usaram os poderes arcana de maneira diferente.


Após o clarão que aconteceu graças ao último golpe de Libertá e Nova, ambos acordam numa cama, e descobrem que desmaiaram após o golpe, e a luta foi considerada empate. Por causa disto, Felicitá ganhou o direito de enfrentar Mondo, e descobrimos que ela ganhou e conseguiu reverter a condição dele com sua carta. Não entendi porque fizeram deste jeito, avisando o que aconteceu para o telespectador e depois mostrando um flashback da luta, ficou bem estranho para mim.

Já era de se esperar que Felicitá ganhasse, já que Mondo não estava na melhor das condições. Tanto que em um momento da luta contra sua filha, ele chega a sangrar. Enquanto Felicitá esquivava dos ataques de seu pai, ela acabou lendo seu coração, e viu que ele queria que ela fosse uma pessoa forte e capaz de amar todos igualmente, o que eu creio que seria ela tratar todos na família de maneira igual. Ao escutar isso, ela percebe que não precisa ter uma relação com uma pessoa, pois ela pode amar a todos, e por isso ter um coração forte o suficiente para usar a Roda da Fortuna sem nenhum custo. Pelo andar dos últimos episódios, eu não acreditava que ela ia acabar com nenhum dos dois garotos, então não me espantei com isso.

Hora de celebrar o fim do Arcana Duello!


Com a vitória de Felicitá, chega a hora do Mondo anunciar o final do Arcana Duello e realizar o desejo da vencedora, que foi com que ele ficasse com seu cargo de soberano da família até sua morte, já que não estava mais debilitado pelo contrato com sua carta. Com o desejo de Felicitá realizado, chega a hora da comemoração da recuperação do Papa e do aniversário de 17 anos de sua filha (coincidentemente era neste dia, veja só), mas acaba acontecendo um imprevisto: Algo estava ocorrendo no porto, e era preciso da ajuda da família para resolver. E assim termina a série: Com os personagens principais correndo para o problema, mostrando seus valores pela família.



Perdoem-me por ter terminado o texto sobre a história do episódio de maneira tão simples, sem parecer que a série acabou, mas eu não consegui ter nenhuma animação com o final sendo desta maneira. Arcana Famiglia tinha muito potencial com várias tramas mostradas durante a série: O funcionamento das cartas; O passado da ilha de Regalo, quando foi quase destruída; Os estudos feitos por Jolly, contendo homúnculos, os experimentos feitos com Pace, Luca e Debito... Entre outras coisas. Ao invés de trabalhar isso, a maior parte dos episódios foram gastos com missões inúteis (devolver um gato para seu dono? Fazer um evento para crianças na igreja?) e foram focados nos três personagens mais jovens (Felicitá, Libertá, Nova), principalmente nos dois garotos. Se pelo menos tivéssemos um final interessante para Libertá e Nova, mas nem isso ocorreu. Fora o amadurecimento e fortalecimento de ambos, mais nada foi obtido nestes três meses, terminando num empate sem sal e com a desclassificação dos dois no Duello. Aproveitando este ponto das batalhas, preciso falar outra coisa: Libertá ganhando do Dante? Felicitá levando Luca, Pace e Debito sem nenhuma dificuldade? Para mim, não colou. Não coloco o Nova neste meio porque a Mama não deveria ser alguém voltada para batalha, por mim ela ficaria fora do Duello junto com Jolly. Esta competição tinha um potencial inacreditável, poderia mostrar batalhas incríveis e trabalhar mais os poderes de cada personagem principal, mas foi resumida de uma maneira horrível. Se tirassem alguns episódios inúteis do início da série e usassem para aumentar este final, aposto que teríamos algo bem melhor e aceitável para fechar este anime.

Não posso ser injusto e dizer que a série inteira me decepcionou e foi horrível, eu me diverti sim vendo alguns episódios. O problema mesmo foi que Arcana Famiglia não teve uma quantidade boa de episódios para tratar tudo que nos mostrou. Não posso dizer que foi a melhor série da temporada e nem que foi capaz de chamar minha atenção para eu considerá-la diferente ou especial, mas se alguém me pedisse para recomendar um anime pequeno e simples, para dar algumas risadas e passar o tempo, colocaria Arcana Famiglia na lista de possíveis séries para este caso.

Fim!

Espero que tenham gostado de acompanhar Arcana Famiglia comigo aqui no blog, e que meus textos tenham sido úteis para vocês. Gostaria muito que vocês comentassem se curtiram o meu estilo de explicar a série durante estes três meses, e se o meu olhar crítico mudou a visão de vocês ou se pelo menos foi agradável. Eu estou feliz com o resultado, e me alegro ainda mais em ver que consegui cobrir um anime inteiro aqui. Tomara que continuem comigo para os próximos que virão, afinal, uma nova temporada está quase chegando no Japão. Ah, mais uma coisa: Se eu tiver esquecido de algo, ou se vocês quiserem que eu comente algo em específico da série, coloquem nos comentários para que eu possa ler e discutir com vocês.


Um abraço e até o próximo anime.

4 comentários:

  1. Somente uma palavra define esse final: decepcionante. Desde o início eu vinha dizendo que com 12 episódios e o andar da história ficaria resumido demais, no meio do anime eu cheguei a achar que não iria ter Arcana Duello e ficaria melhor se não tivesse. Dedicaram o ultimo episódio ao torneio que poderia ter excelentes lutas (foi o motivo inicial para eu ter visto o anime) e me decepcionou completamente com batalhas que deveriam ser boas mal resumidas e o final também não me agradou e quando terminou eu falei: "É só isso?" . =|

    No geral a série foi muito mediana, pecou em muitos episódios, metade deles praticamente foram inúteis e não contribuíram com o final tornando as vitórias fáceis no Arcana Duello sem nexo. Enfim, já eu não recomendaria esse anime, pode até ter divertido em certos pontos, mas isso não foi suficiente para tirar a má impressão que deixou no fim.

    ResponderExcluir
  2. Anime mais ou menos, ja vi melhores mais como ultimamente nao tem muitos lançamentos de animes bons, até que me gostei, nao foi um tempo perdido mais tbm nao foi um grande anime de ser lembrado.

    Final meio fraquinho mesmo, : )

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito resumida e decepcionante o desenvolvimento dos personagens, sinceramente Felicita teve mais momentos( Quase todos os eps) com o Libertá e mesmo assim ela não sabia escolher entre Libertá e Nova(Que além do mais é primo dela) então fiquei indignada pois se alguém que merecia a ficar com Felicita seria o Libertá.
    Vcs devem estar dizendo "Ah mais libertá é um personagem que aparece em todo anime é muito clichê" mas o Nova tem essas mesmas características de qualquer outro personagem ( sempre sendo o isolado e sério) ele so ganhou destaque pq a Mama gostava dele e ele já foi prometido como noivo de Felicita ( ele desmarcou) e ainda mais ELES SÃO PRIMOS LEGÍTIMOS! Os pais deles são irmãos não faz sentido eles se casarem(ainda bem que não aconteceu) Eu acho que Felicita deveria ter escolhido Libertá pq eles tiveram muito desenvolvimento.se quiserem conferir a maioria dos eps eles estavam juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no final ela não fica com um nem outro, ela fica com o Luca

      Excluir