quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Opiniões sobre Sword Art Online: Ep. 13

Boa tarde a todos, como vão? Como prometido, hoje é dia de mais um episódio de Sword Art Online aqui no blog, para que finalmente eu esteja em dia com o anime. E para os esquecidos e/ou pessoas que não costumam ler por completo meus textos, amanhã vai sair TOC duplo, já que eu não tive tempo de falar sobre o da semana passada. Eu poderia ter escrito sobre ele ontem, mas preferi juntar logo os dois, e separar os episódios de SAO. Se não tiverem gostado disso, não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários. Vamos agora ao texto.

WTF JAPAN?!

Como vocês sabem, Kirito e Asuna estão a um tempo de férias, curtindo sua vida de casal no 22º nível. Não sou de fazer isso, mas vou pular toda a parte que eles estão neste nível neste episódio, pois foi desnecessário, nada do que aconteceu ali precisa ser dito para vocês entenderem o episódio. Tenho certeza que todos vocês que assistiram se espantaram com a rapidez que ele passou, fato ocorrido principalmente pelo tempo longo que essa baboseira de pescaria durou. O episódio só começa de fato em torno dos 13 minutos, o que mostra que um pouco mais da metade do episódio foi inútil. A única coisa que aconteceu que tem alguma importância para a série foi a intimidade/amor entre Kirito e Asuna, nada mais.

Novamente nas linhas de frente.

Enquanto o casal estava se divertindo na pescaria, eles acabaram recebendo um chamado de Heathcliff, que precisava conversar com eles. Após chegar em Grandzam para a reunião, ele explicou o motivo de tal convocação: Uma equipe de reconhecimento mandada para averiguar um chefe foi eliminada, e a área de aparição do boss é anti-crystal, impossibilitando o teleporte para um lugar seguro, e após a entrada, a saída é lacrada. Mas antes de continuar falando sobre a reunião, gostaria de comentar sobre algo interessante.

O conselho dos Cavaleiros do Juramento de Sangue.

Quando foi dado um close no conselho dos Cavaleiros do Juramento de Sangue, não pude deixar de notar algo que cada vez mais fica evidente, com essa prova e outras como o senhor pescador, por exemplo. O SAO não é um MMO que atrai apenas jogadores na faixa da idade de adolescentes e jovens (vou colocar como 13~24). Isso me atraiu a atenção porque mostra algo bem diferente do que a realidade brasileira: Quem costuma conhecer alguém fora desta faixa etária que joga? É algo mais difícil. Eu cheguei a dar uma pesquisada por estatísticas japonesas sobre a faixa etária de jogadores, mas acabei não achando nada do tipo. Prefiro não confirmar que essa é realmente a realidade japonesa, já que não tenho embasamento para afirmar isto, mas não deixa de ser uma coisa para pensar. Talvez na década de 2020 a nossa realidade seja algo assim, já que a juventude de hoje acostumada com jogos e a interatividade online vai formar uma boa parte do grupo dos adultos.

Continuando a reunião, Heathcliff explica que vai ser criado um grande grupo formado por vários clãs para atacar o chefe, e que precisa da ajuda dos dois heróis para esta empreitada. E claro que eles vão participar.

Medo e amor, juntos.

Enquanto esperam a hora de partir para a batalha, Kirito tem outra vez uma atitude recorrente desde que começou a ter uma relação amorosa com Asuna. No mesmo estilo do último episódio, ele age de maneira heroica, com um pouco de sacrifício e egoísmo: Prefere ir sozinho, não no sentido de abandonar o grupo, mas de se separar de sua amada para que ela não corra riscos. É uma atitude clássica de herói, um clichê que quase todo mundo já consumiu em algum filme/livro/série. Conversando sobre isso com Asuna, ele diz que está com medo e tem vontade de fugir com ela e passar todo o tempo do mundo com ela no 22º nível, felizes, como um casal sem esse tipo de obrigação. Neste momento, ela diz que até gostaria de algo assim, mas que isso é impossível, explicando o porquê. Acabamos entrando em outro lado do jogo.

Não vão durar muito mais...

Asuna explica que teve um momento pouco depois do início do jogo que vários jogadores ficaram "fora do jogo" (não fora de verdade, mas desacordados). Ela diz que provavelmente todos os jogadores foram levados para hospitais, afinal, apesar de comerem e se exercitarem dentro do jogo, seus corpos continuam deitados e imóveis, então eles acabariam morrendo por falta de nutrientes e seus músculos atrofiariam. Entretanto, como a própria Asuna diz e como alguns de vocês devem ter raciocinado, eles não podem ficar assim por muito mais tempo. Existem dois impasses (para mim) neste caso: Os corpos não devem aguentar mesmo por muito mais tempo nesta condição (apesar de termos casos de pessoas em coma que duram várias décadas numa cama de hospital, vamos lembrar que os jogadores estão com o cérebro ativo o tempo todo, então eles gastam bem mais energia do que uma pessoa em estado de "hibernação"), e deve existir um debate político sobre manter estas pessoas vivas, imagine o gasto que o governo tem para cuidar de todos os jogadores ainda vivos no MMO, eles já estão assim por 2 anos! Isso também serviu para acabar com minha teoria de que o tempo dentro do jogo na verdade passaria de maneira diferente do mundo exterior, e quando eles saíssem não teria andado nada mais do que algumas horas no mundo real, e todos descobririam que tudo foi apenas um experimento do criador do jogo, sem machucar ninguém de verdade.

O ceifador esqueleto!

Depois dessa DR do casal, todos os aventureiros que iriam participar desta grande luta se encontraram, e já preparados, partiram rumo à sala do boss, num nível não especificado. Acabamos vendo rostos familiares, como Klein e Agil. Além deles, também vemos a presença de Heathcliff, o que mostra um temor por parte desta guilda, não subestimando a força do chefe. 

Com a luta finalmente começando, vemos que realmente este novo boss é muito forte, matando alguns jogadores com apenas um golpe. Entretanto, com um bloqueio forte como o de Heathcliff ou um conjunto de Asuna e Kirito, é possível pará-lo. Já que o casal conseguiu parar o ataque do chefe, o ceifador que apareceu no episódio anterior devia ser mais forte ainda, o que me deixa bem assustado, imagina se a Yui não estivesse com eles? Fiquei mais curioso ainda sobre o que ele droparia...

O poder do amor <3 Brincadeira.

Continuando a batalha, mais jogadores morreram, mas os principais continuaram partindo para cima, com toda sua força e coragem. Qual será o desfecho desta batalha contra um oponente tão formidável? Eu só sei que o nome do próximo episódio é "O fim do mundo". Não sei o que esperar, vamos ver o que irá acontecer quando chegar o domingo! Mas enquanto o final de semana não chega, não deixem de comentar o que acharam sobre este episódio, coisa que sempre peço, mas não vejo acontecer. Mudem um pouco, sejam mais participativos! :)

Um abraço e até o próximo texto.

Um comentário:

  1. A primeira parte do episódio foi divertida, mas foi meio que inútil mesmo, embora tenha mostrado um pouco mais do ambiente do jogo. Enfim, passando para a parte importante, esse chefe será bem difícil e achei muito foda o design dele, uma mistura de centopeia com esqueleto e ceifador, esse é uma qualidade a parte de SAO deixando sempre as batalhas ainda interessante com designs bem diferenciado.
    Antes da batalha a cena com o Kirito e Asuna foi clichê, mas foi bem importante para a construção da relação deles mais uma vez e também pela explicação do mundo exterior ao SAO, agora sabemos que o tempo deles é limitado.
    Ainda me informando dos fatos que ocorrem na Light Novel e tenho uma noção do que pode acontecer, mas não vou dizer aqui porque nem eu e nem vocês querem saber. XD

    ResponderExcluir