sexta-feira, 13 de julho de 2012

TOC e opiniões sobre a Shonen Jump: #33

Eae galera, tudo certo? Venho criar uma rotina que acho bem saudável e quero manter por bastante tempo: divulgar toda sexta-feira o TOC e meu ranking pessoal da Shonen Jump da semana! Vou logo tirando algumas dúvidas que devem aparecer:
  • "Porque você só vai publicar esse texto na sexta, se os mangás da shonen jump costumam sair na quarta?" - Porque apenas alguns saem nesse dia, vários outros só aparecem depois. Acredito que sexta é um bom dia para pegar vários sem ficar muito longe da publicação do volume.
  • "O que é TOC?" -  É uma sigla do inglês: Table of Contents. Seria o índice da revista, o local aonde é mostrado a ordem dos mangás na edição.
  • "Porque você vai publicar aqui o índice da revista? Quem se importa?" - Então leitor: acontece que este índice representa a popularidade de cada mangá na revista, então é extremamente importante para saber quais mangás estão fazendo sucesso e quais estão em risco de cancelamento!
Após fazer uma grande pesquisa (durou menos de dez minutos), achei todas as regras (espero) do TOC, e vou passar para vocês (sim, eu nem sei todas):
  • O mangá que está na capa da revista ganha automaticamente páginas coloridas e o topo no TOC, ignorando a popularidade.
  • Mangás que ganham páginas coloridas não podem ser analisados, já que sua posição não reflete a verdadeira popularidade (mas é claro que quanto mais popular, mais páginas coloridas você ganha).
  • Antes de seu 9º capítulo, nenhum mangá pode ser analisado, já que sua posição não corresponde a popularidade (exceto alguns casos, mas é muito raro).
  • A colocação em um TOC não representa a popularidade do mangá na última edição em que participou, representa a de 8 capítulos atrás.
  • Se o mangá X está na frente do Y, não quer dizer que ele teve mais votos do que o Y, pois nem todos os votos tem o mesmo valor na revista. Por ser voltada para garotos jovens (pré-adolescentes e adolescentes), estes votos tem valores maiores do que de garotas ou adultos, por exemplo.
  • A posição do mangá Kochikame no TOC não representa sua popularidade.
Então galera, depois desta (nem tão) rápida explicação, vamos partir para o primeiro TOC do blog, a edição #33 deste ano (sim, todo ano é resetado)!

Sket Dance na capa. Nunca li, mas dizem ser bom.

TOC:
Sket Dance
Naruto
One Piece
PSI Kusuo Saiki
Toriko
Takamagahara
Kuroko no Basket
Nisekoi
Haikyuu!!
Assassination Classroom
Koisome Momiji
Gintama
Beelzebub
Sensei no Bulge
Reborn!
Kochikame
Bleach
Pajama na Kanojo
Medaka Box
Kurogane
Legenda: Azul = Capa; Verde = Top 5; Rosa = Página(s) Colorida(s); Vermelho = Bottom 5

Se alguém ficou preocupado com Bleach, nem precisa: coloquei no Bottom 5, mas por dar bastante dinheiro, não vai ser cancelado. De qualquer jeito, decidi deixar assim.
Agora vou fazer o meu ranking pessoal, aonde pego tudo que li na semana e falo minha nota!

Ranking Pessoal:
Reborn!
One Piece
Naruto
Toriko
Bleach

Infelizmente outras séries demoram a sair, e eu fico incapaz de dar minha opinião a tempo: Nisekoi, Assassination Classroom, Koisome Momiji e Sensei no Bulge.

Antes de terminar, falta falar como será a próxima edição da Shonen Jump, a #34!
  • Capa: Naruto
  • Páginas coloridas: Koisome Momiji, Sensei no Bulge, Beelzebub
  • Ausente: One Piece

Então galera, o que acharam? Sua série está no bottom 5? Foi bem e está no top 5? Concorda com meu ranking pessoal? Deixe sua opinião nos comentários.

Um abraço e até o próximo texto.

2 comentários:

  1. O caso de Kochikame é tradição ele não ser rankeado, provavelmente por ser muito antigo, ele é exceção.

    TOC: Naruto na frente de One Piece é sem noção, mas quem conhece sabe quem é melhor. XD PSI Kusuo Saiki está surpreendendo muito nessa posição já que é seu terceiro TOC rankeado, passar de Toriko não é pra qualquer um, ainda mais sendo gag mangá, está fazendo sucesso no Japão pelo visto.

    Kuroko se tornando um dos grandes da JUMP tudo graças ao anime que está fazendo sucesso aumentado seu rank no TOC e nas vendas de encardenados, ganhou muitos novos fãs de uns tempos pra cá. Meu amado Nisekoi está na posição limite dele até hoje, muito raramente chegou á sétimo lugar e estou bem com isso, merece o sucesso que tá fazendo. Haikyuu tô devendo de ler, mas tá fazendo sucesso no Japão junto a Nisekoi então estou curioso e vou ler em breve.

    Assassination Classroom não está rankeado ainda, mas creio que irá fazer sucesso, estou gostando dele e já é de um autor conhecido (autor de Neuro). Koisome tem um traço impecável e um história bem engraçada que estou gostando e se continuar no meio do TOC pode se firmar e torço por isso. O preocupante é Sensei no Bulge que começou com hype nos fóruns gringos por já ter sido licenciado pela VIZ nos EUA, mas pelo visto não agradou os japoneses, se continuar assim o futuro dele é incerto, mas desejo que ele suba porque a história tem potencial exceto por algumas ações do personagem principal.

    No Bottom 5 Bleach não vai ser cancelado nunca além de estar no arco final (já deveria ter acabado faz tempo, mas enfim...) , Medaka dizem que tá indo pro final também, é outro que deveria ter acabado, mas teve seu final adiado por causa do anime. Pajama e Kurogane são quase certos de serem cancelados se não subirem e pro primeiro, já vai tarde. XD

    Meu Raking pessoal ficaria assim:
    Nisekoi (Não li, mas não preciso pra dizer onde vai ficar. XD)
    Reborn
    One Piece
    Toriko
    Naruto

    Pra próximo revista estou ansioso pela CP de Koisome Momiji que como já disse tem arte impecável, é o traço que mais gosto na revista atualmente. OP Ausente. =(
    Eita, me extendi demais nesse comentário. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário leo! Ele foi muito importante, já que eu acabei não comentando sobre a situação do TOC... Pretendo fazer isso a partir da próxima semana, já que esse texto foi meio corrido hehe.

      Você não aceita OP atrás de Naruto, mais isso faz parte... Tem semanas que o capítulo de Naruto é melhor que o de OP sim, isso é fato.

      Assassination Classroom promete mesmo, os dois capítulos que já li foram muito bons, quando começar a ser rankeado, deve ficar bem perto do topo. Quanto a Sensei no Bulge, é triste mesmo que esteja indo mal, espero que não seja mais um mangá que tem problemas culturais, como Reborn! e Magico (quando digo problema cultural, me refiro ao mangá fazer sucesso no ocidente, mas não ir muito bem no oriente, e por isso ficar mal classificado).

      Também estou no aguardo da CP de Koisome Momiji, o mangaka dele arrebenta no traço e faz as melhores cenas ecchi que eu já vi, sensacional. Um mangá que eu não dava nada no início, mas que me surpreendeu.

      Abraço!

      Excluir