domingo, 8 de julho de 2012

Opiniões sobre La storia della Arcana Famiglia

Esses são os caras... e princesa. 


La storia della Arcana Famiglia (ou Arcana Famiglia para ficar mais fácil de escrever) foi o primeiro anime dessa nova temporada que eu peguei para assistir. Vi o primeiro episódio faz uns 2~3 dias, vou tentar lembrar minhas impressões do momento em que vi. E explicar um pouco da história com o que foi mostrado no episódio.


Primeiramente, o que seria esta Família Arcana? Quem conhece Katekyo Hitman Reborn (mangá da revista Weekly Shonen Jump, períodico da editora Shueisha) deve ter percebido na hora que o termo família se referia aos mafiosos com suas famílias, extorsões e crimes (apesar que isto acabou sendo romantizado em Reborn e neste anime também, aonde esta família protege a ilha Regalo, também conhecida como ilha das trocas). E sim, é exatamente isso. Um anime sobre mafiosos.

No início da história já começamos com uma perseguição entre criminosos (traficantes, como foram acusados nos primeiros segundos do episódio) e integrantes da família. No decorrer desta fuga, acabamos sendo apresentados a alguns personagens da história e suas armas principais (não vou rotular como únicas, já que este é apenas o início da história): Nova, o garoto de cabelo azul que é o primeiro a aparecer na história usa uma espada (creio que seja uma katana); Libertá, o garoto loiro que vai ajudar o primeiro indivíduo da família também usa uma espada (diferente da que Nova usa); Dante, o careca mafioso usa uma bazuca (nada mal!)... e mais alguns. Não vou citar todos para não ficar extenso demais.Voltando ao Libertá rapidamente: gostei bastante do nome, bem legal eles escolherem um meio italiano... temos outros no mesmo estilo durante a trama.

Após um final de fuga mal sucedido, partimos para a mansão da família. Não ficou claro se o local também é moradia dos integrantes da família, mas por ser uma ilha pequena, creio eu que eles possam ficar na mansão ou ir para outros lugares, sem problema nenhum. Está ocorrendo um grande acontecimento, todo o recinto está em clima festivo e temos várias pessoas nele (inclusive temos diálogos entre alguns personagens que apareceram na perseguição e outros que não, e uma situação engraçada). Um tempo depois, finalmente descobrimos qual o motivo de tanta alegria: Papa, o grande chefão da família arcana está comemorando seu 59º aniversário! Mas nem tudo são rosas, pois com isto também veio um aviso: ele pretende se aposentar e passar seu cargo para outro integrante da família. E então ele anuncia como será escolhido o próximo papa da família: no Arcana Duello, uma luta aonde todos os participantes da família com poder Arcana participarão, e o grande vencedor irá assumir o tão cobiçado cargo! E mais um detalhe: o mesmo irá acontecer em apenas dois meses!

"Err... mas como assim poder Arcana? O que é isso que você ainda não explicou?" - Então amigo leitor, acabei pulando essa parte, que foi apresentada rapidamente (e de maneira bem leve) antes do pronunciamento do Papa. Alguns integrantes da família fizeram "tratos" com cartas que parecem ter saído de algum tarot (ou só existe um tarot? não tenho a mínima idéia): Felicitá fez o trato com a 6ª carta (não me perguntem porque é a sexta), Gli Amanti, ou Os Amantes. Isto dá a ela o poder de enxergar o coração das pessoas, apesar que pela situação em que ela usou parecia que na verdade permite ler a mente da pessoa... Não ficou muito claro. A única coisa evidente é que ela ainda não consegue controlar este poder, já que usou acidentalmente. Foi mostrado o poder de outro indíviduo, mas não vou citar para não deixar o texto muito longo. Os dos outros personagens não foram mostrados. Ficou claro também que alguns deles não conseguem/não sabem usar seus poderes ainda (outros ainda permanecem no mistério total).

Voltando ao duelo, mais dois prêmios para quem for o vencedor: a realização de um desejo qualquer (!!!) e a mão de Felicitá (como?!), que é filha única de Papa, coisa que eu ainda não havia comentado (ops). Ela não fica muito feliz em descobrir isso do nada, acaba reclamando e tentando lutar com ele. Mas é claro que é facilmente derrotada, pois o chefe da família não poderia ser ninguém além do integrante mais forte.

Após esses anúncios chocantes, Papa se recolhe e deixa todos os outros personagens pensando na mesma coisa... Sair vitorioso do duelo e receber todos os prêmios citados (apesar que nem todos estão interessados na mão da princesa, quem sabe mudem de ideia até o final). E agora, o que vão fazer? Treinar? Desistir? Continuar suas vidas normalmente? Vamos descobrir no 2º episódio (que inclusive já tinha saído no momento que estava escrevendo este texto)...

 Espero que tenham achado interessante a história. Fiquei triste por os poderes arcana terem sido explicados de maneira tão breve, espero que eles digam logo como os mesmos funcionam e qual é esse esquema dos tratos com cartas... Acredito que será mostrado durante o treino de alguém. Fora isso não teve nada que eu não tenha gostado, acho que foi um episódio interessante e bom o suficiente para ser o inicial. Aliás: gostei bastante das OSTs que são utilizadas ao decorrer da história (as de batalha foram excelentes) e me amarrei na abertura, apesar de não ter nada de inovador (para quem quiser ver: só clicar aqui).

E você, o que achou? Adorou? Achou fraco? Não deixe de comentar se o texto está bom também.

Um abraço e até o próximo texto.

3 comentários:

  1. Ficou muito bom o texto. :D
    Sobre Arcana Famiglia eu também gostei do primeiro episódio, dos animes que peguei para ver só perdeu pra SOA mesmo.
    A história parece bem normal, é o que sempre se espera em um anime/mangá onde há máfia envolvida: a disputa pelo poder de chefe, o que acontece em KHR também aliás, mas isso não é nem um pouco ruim. A forma como os personagens tem diferentes poderes fazendo contratos com cartas de tarot também achei interessante e inovador, embora não tem ficado claro como esse poder funciona, mas ainda tem muitos episódios para que isso seja explicado.
    Já baixei o segundo episódio e pretendo ver em breve, esse anime promete e pelo visto até agora será um dos bons da temporada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha. Para falar a verdade, nem sabia que o anime se tratava de mafiosos porque o que me atraiu a princípio foi o nome e a imagem, mas não tinha lido nada sobre o enredo. Só espero que eles consigam seguir rumos diferentes de Reborn, para não caracterizar outra história qualquer de mafiosos, e que consigam se desvencilhar de clichês que possam existir ou modificá-los, já que, dependendo de como são abordados, às vezes até se tornam inovadores, por mais paradoxal que isso possa parecer.

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise do anime: objetiva, clara e sem spoilar anda importante. Com certeza irei começar a acompanhar por causa dessa postagem.

    Obrigado e continue com o bom trabalho!

    (post um pouco atrasado, but still...)

    ResponderExcluir