segunda-feira, 23 de julho de 2012

Opiniões sobre Arcana Famiglia e Sword Art Online: Ep. 4 e 3

Como vão? Tudo certo? Espero que estejam preparados para essa semana, vai ser um período muito corrido (ou não) aqui no blog! Começando a semana com este texto, também teremos em outros dias um resumo sobre o próximo episódio de Tari Tari (só precisa sair), um texto explicando como funciona a Copa do Futuro Dourado (que eu já comentei brevemente aqui) e mais um TOC da Shonen Jump! Com isso já temos quatro postagens no blog na semana, o que é uma ótima média. Se bobear eu faço mais um sobre o filme Blood Prison de Naruto, que eu estou querendo ver, mas ainda não baixei. Mas então, acho melhor partir logo para o objetivo deste texto, não? Vamos começar por Arcana Famiglia, que acabei de ver.



Todos guardam algum segredo do seu passado.

Diferente dos últimos, aonde vimos as características de vários personagens de maneira superficial, fomos mais a fundo em apenas um personagem: Libertá. Durante este episódio, descobrimos o motivo de Libertá ter tido dificuldade em lembrar seu passado no episódio anterior (quando ele conta uma história para as crianças na igreja, lembram?), e qual é o seu verdadeiro poder. Alguns dias atrás, li num site que o poder dele seria controlar o fogo, o que não fazia muito sentido já que ele não controlou nenhum fogo quando ativou seu poder para se livrar do agarrão de Pace, no primeiro episódio. Na verdade, seu poder é controlar as palavras. Pode parecer estranho no início, mais Dante explicou bem como funciona: Se Libertá falar algo com o seu poder ativado, aquilo acontecerá. Como mostrado no seu passado, aonde vivia num orfanato, teve um momento que ele olhou para uma vela, seu poder ativou (pois ele estava correndo risco de vida) e ele falou: "Queime." Após isso, todo o orfanato explodiu em chamas (provavelmente por isso que achavam que o poder dele era controlar o fogo). E sim, a imagem acima é o que restou do orfanato.

Continuando no passado de Libertá (que é o único assunto do episódio que merece alguma discussão), aprendemos mais coisas: Dante que o trouxe para a Arcana Famiglia, e ele também não é nativo da ilha Regalo, e sim do país Nord, seja lá onde isso fique. Neste lugar que ficava o orfanato onde ele morava e era maltratado, e foi Dante que o tirou de lá. Outra coisa mostrada no episódio foi que Libertá tinha este poder dele (carta O Tolo) desde criança, então ele provavelmente nasceu com o poder, e não o recebeu após entrar na Arcana Famiglia. Isso tirou uma dúvida que carregava a alguns episódios: A Arcana Famiglia não é formada por pessoas normais que receberam um poder após entrar, e sim por pessoas que nasceram com um poder e se juntaram dentro da família.

Por ter um poder forte (afinal, ter o poder de fazer qualquer coisa que você falar acontecer é algo digno de um deus) desse jeito, após chegar à ilha Regalo e entrar para a Arcana Famiglia, Dante selou sua memória (uma pista sobre o poder dele) pois Libertá ainda não era forte o suficiente para carregar este passado triste, e o Mondo (Papa) selou seu poder, pelo mesmo problema do passado: Não seria forte o suficiente para controlá-lo. Graças a este motivo que às vezes Dante é um pouco grosso com Libertá, já que quer que ele fique forte logo para poder ter seu poder e memória liberados de novo.

Com este episódio, mais uma vez acho que Arcana Famiglia não vai mostrar o Arcana Duelo antes do final, está indo muito lentamente... Pelo visto vai se concentrar nos personagens, mostrar uma ou duas missões aleatórias e irá acabar. Isto não é algo que me agrada, tomara que esteja errado. Inclusive, o próximo episódio deverá contar o passado de Nova, ou seja: Em 5 episódios, a história não terá andado quase nada. Preocupante.



Nem sempre tudo dá certo...

Partindo para Sword Art Online, tivemos um episódio bem dramático e triste. Ele começa mostrando que já estamos em abril, e que Kirito está no 11º andar. Isso foi um pouco triste, pois esta série seria incrível se pudéssemos acompanhar toda a trajetória de Kirito até chegar ao 100º andar, mas pelo menos vamos conseguir ver o final quando esta temporada acabar no Japão. Claro que mesmo assim, preferia algo longo, mas vamos nos contentar com o que temos.

Neste início de episódio, vemos Kirito entrando numa guilda, algo que eu não esperava. São os Gatos Negros do Luar, que foram salvos por ele, em uma batalha qualquer. A média do grupo é algo um pouco abaixo de 20, e Kirito mente dizendo que está neste level (rapidamente aparece o nível dele na tela, e vemos que ele já chegou ao level 40). Depois disto, avançamos um mês no futuro e vemos que eles estão no 20º andar, a Floresta do Sol, e estão dentro de uma batalha. Mais uma vez vemos uma ótima combinação de boas cenas de luta com uma OST que encaixa perfeitamente no momento.

Ainda neste momento da história, finalmente temos outra aparição de Klein, o primeiro companheiro de Kirito neste mundo. Ele continua vivo e está indo bem com a sua guilda, e percebemos que ele conseguiu se encontrar com seus amigos da vida real e todos estão treinando bastante. Klein percebe que Kirito entrou para uma guilda, o que não muda o sentimento de felicidade de rever seu amigo, mas Kirito fica sem-graça e se sente como se tivesse traído Klein, e acaba não falando quase nada e indo embora logo.

Depois disso, ele recebe uma mensagem do líder da guilda dizendo que Sachi (a garota do grupo, e a mais medrosa de todos) está desaparecida. Após encontrá-la facilmente usando um recurso do jogo, eles começam uma conversa sobre o medo de morrer a qualquer momento no jogo, e a tristeza de não poder voltar ao mundo real. Este momento lembrou bastante o episódio anterior, aonde Kirito conversa com sua parceira da época (Asuna) sobre o mesmo assunto, e num momento parecido também (de noite, num local deserto da cidade).

Mais uma vez dando um salto para o futuro, andamos mais um mês, e eles estão entrando na Masmorra, o 27º andar do SAO. Eles não estão com o líder, pois ele foi comprar uma casa para todos, já que conseguiram dinheiro suficiente para isso. No início Kirito estava preocupado de ir para um local um pouco mais forte do que onde eles estavam treinando, mas tudo estava correndo bem, até que eles encontram uma passagem secreta que tinha um baú guardado. Um dos integrantes da guilda vai abrir o baú e não escuta Kirito que estava preocupado em ser uma armadilha, e logo vemos que o personagem principal estava certo. Rapidamente a sala é trancada e eles descobrem que estão impedidos de teleportar para outro lugar, com vários monstros aparecendo rapidamente para matá-los. Um a um, todos vão caindo e são mortos, exceto Kirito que está num nível bem maior que os outros e consegue se virar mesmo sendo atingido algumas vezes.

Após a morte de todos, percebemos que é véspera de natal e que estamos no 49º nível do jogo. Kirito já está no level 70, e se tornou uma pessoa bem fria, após ver tantas pessoas morrerem na frente dele e ele não poder fazer nada para mudar isso. Ele vai atrás de um chefe especial de evento (evento de natal no caso), pois corriam boatos de que ele droparia um item que permitiria reviver os mortos. Ele volta para o 35º nível, o Labirinto da Floresta, para encontrar este chefe, chamado Nicholas, o Renegado. Neste momento, Klein e sua guilda aparecem mais uma vez, pois estavam seguindo-o, não iriam o deixar lutar sozinho, seria muito perigoso. Depois de uma rápida discussão entre Klein e Kirito, aparece uma outra guilda que seguiu Klein, a Aliança do Dragão Sagrado. Eles queriam pegar o item raro do Nicholas para eles, mas Klein e sua guilda ficam para permitir que Kirito pegue o item para si, já que Klein percebeu que era importante para ele. Kirito consegue derrotar o boss, mas o item só funciona se utilizado em alguém que morreu a apenas 10 segundos, no máximo. Por não ser útil para ele, acaba entregando para Klein e vai embora. Não vou contar o final do episódio, vejam por vocês mesmos.

Achei um pouco forçado isso, precisava adiantar tanto a história assim? Ainda estamos no 3º episódio e ele já subiu metade dos andares, e está no level 70. Bem... Pelo menos o final vai ser longo, pois não irá demorar muito para chegarmos nele. Outra coisa que não me agradou muito foi a ausência de batalhas: Só acompanhamos uma inteira, contra um único monstro fraco, e todas as outras foram cortadas um pouco depois dos seus inícios. Espero que para os próximos episódios tenhamos mais batalhas incríveis como a que ocorreu no 2º episódio, contra o primeiro boss do jogo. Apesar destes dois fatores que não me agradaram, ainda está sendo uma ótima série, a melhor das que eu peguei.



E você, o que achou do episódio de cada série? Achou bom? Sentiu muito drama? Queria mais batalhas (SAO)? Gostou de conhecer mais o passado dos personagens (Arcana)? Deixe sua opinião nos comentários, eu leio todos e adoro ter este feedback de vocês.

Um abraço e até o próximo texto.

2 comentários:

  1. Esse episódio de Arcana foi melhor que os anteriores pelo fato de ter acrescentado mais na história que os outros com o passado do Libertá, mas é verdade que a história no geral não andou quase nada e a lentidão impera no anime, espero que o MAL esteja errado (raramente acontece) e que não seja mesmo 12 episódios somente porque tá começando a ficar complicado colocar tudo que o anime promete em apenas 8 episódios.

    Sword Art Online tem a desvantagem de ser baseado em uma Light Novel ainda não terminada e eles com certeza vão pular partes. Comentários sugerem que o anime não está agradando quem já leu o Light Novel por causa disso, mas não é o meu caso pelo menos por enquanto, pretendo ler no futuro depois do anime. É provável que eles estejam pegando side stories da Light Novel pelo o que vi nesse episódio, mas não tenho detalhes. O episódio em si eu gostei, achei bem construido apesar dos time-skips.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver se um dia vejo a Light Novel, provavelmente depois do anime. Aposto que deve ser muito boa.

      Quanto a arcana, está complicado mesmo a quantidade pequena de episódios... Está muito estranho.

      Excluir