sábado, 22 de setembro de 2012

TOC e opiniões sobre a Shonen Jump: #43

Boa noite a todos, tudo certo? Hoje venho aqui trazer o texto sobre o TOC, um pouco depois do meu costume. Infelizmente não tive um bom tempo ontem, estava jogando muito minecraft. É um vício antigo meu, que acabou voltando atualmente por eu estar jogando no modo multiplayer... Nestes últimos dias, tenho jogado entre 6~8 seguidas. Mas podem ficar tranquilos que isso não vai diminuir/atrasar meus textos, logo logo aparecerá um motivo para eu parar de jogar este jogo: Faculdade... Aposto que isso sim causará uma diminuição na quantidade de textos aqui. Bem, já falei demais, vamos logo para o que importa nisto aqui: Mangá!

Cortada violenta!



Haikyuu na capa só me deixa com vontade de conhecê-lo melhor. Costumo gostar bastante de mangás de esporte, já li/assisti uma boa quantidade (como exemplos posso dar Slam Dunk, Eyeshield 21, Hajime no Ippo e o um pouco recente Kuroko no Basket, que é muito bom e irá ganhar um texto aqui no blog, aguardem). Outra coisa que me deixa curioso deste título é como o seu mangaka trabalha para fazer com que ele seja um bom mangá de esporte shonen. Para mim, uma das características deste estilo de mangá seria o uso constante da movimentação e das habilidades físicas dos personagens para tornar algo mais comum (o esporte) numa competição tão emocionante quanto uma grande luta de mangás shonen mais tradicionais (One Piece, Naruto, etc). Este recurso não deveria funcionar no caso desta série, pelo vôlei ser um esporte parado demais para seu uso.

TOC:
Haikyuu!!
Naruto
One Piece
Assassination Classroom
PSI Kusuo Saiki
Cross Manage
Kuroko no Basket
Retsu!! Date Senpai
Beelzebub
Toriko
Nisekoi
Medaka Box
Sket Dance
Kochikame
Reborn!
Bleach
Koisome Momiji
Kurogane
Alien & I (Oneshot)
Takamagahara
Legenda: Azul = Capa; Verde = Top 5; Rosa = Página(s) Colorida(s); Vermelho = Bottom 5

Nada de especial para comentar aqui, o TOC foi bem normal. Só quero deixar um parabéns para Kuroko no Basket, série que comecei a acompanhar faz pouco tempo, e que está me agradando bastante. Não vou comentar sobre o seu desempenho na Shonen Jump por não ler o mangá. Não sei vocês, mas eu acho que histórias esportivas ficam melhores como anime, por poder te passar a impressão de estar vendo um jogo/competição de verdade. E eu acabei de notar que três frases deste parágrafo começaram com a letra N. Interessante... Noto cada coisa inútil, mas faço questão de deixar aqui para mostrar como é o meu processo de escrever textos.

Ranking Pessoal Correspondente (#35):
Toriko (3º ▼)
Sensei no Bulge (X)
Reborn! (4º ▼)
One Piece (2º △)
Naruto (1º △)
Bleach (5º - )

Acabei sendo bem diferente dos japoneses. O resultado deste ranking é bem legal para comparar o gosto ocidental ao oriental. Tudo bem que eu não posso usar o meu ranking para generalizar todos os leitores deste lado do globo, mas acredito que ele dê uma noção desta diferença.

Ranking Pessoal:
Reborn!
Toriko
One Piece
Bleach
Naruto

Akira Amano está de parabéns, este mangá de Reborn foi impecável para qualquer fã da série que lembre das raízes da série. Toriko também foi muito bom para mim por ter tido uma grande participação de Komatsu, um personagem que apesar de não ter força é bem importante e extremamente capaz, além de ser necessário para o sucesso de Toriko.

Informações sobre a próxima edição da Shonen Jump (#44):
  • Capa: Toriko
  • Páginas Coloridas: Haikyuu!!
  • Oneshot: Chousoku Henkei Jaipur Rosetta (Substituindo One Piece)
  • Ausência: One Piece


E então, o que acharam do TOC desta semana? E dos capítulos das suas séries preferidas? Foram satisfatórios? Algum personagem novo apareceu? Aconteceu algo inesperado? Não deixem de comentar o que acharam deixando um comentário para mim.


Um abraço e até o próximo texto.

2 comentários:

  1. Finalmente! Há um tempo atrás eu procurei se existia algum mangá que retratasse esse esporte, encontrei um, que não era esse, mas não me pareceu interessante e que te prendesse a história. Esse, "julgando o livro pela capa", parece ser divertido. Vou começar a lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Haikyuu conseguindo Capa e Lead CP em comemoração ao seu 3º volume que sai em Outubro a inauguração de seu site próprio (coisa que poucas séries na JUMP tem, só as TOPs) o que dá pra perceber que o editores estão botando muita fé no mangá e não é pra menos. Li 20 capítulos do mangá (já está no 30, infelizmente atrasado no scanlator) e ele me conquistou, sendo que nunca gostei muito de mangás de esporte. Ele retrata muito bem a psicologia dos personagens e os próprios, todo eles, são muito bem desenvolvidos, principalmente o Hinata (na capa). Ele mostra bem os treinamentos e as taticas do jogo, ou seja, ninguém fica bom do nada e as partidas são tão emocionantes quando battle shonens com cenas de ação e páginas duplas impecáveis, com uma noção de movimento perfeita. Enfim, junto com Nisekoi é a série nova que mais prezo dentro da JUMP, espero que continue o sucesso.

    No TOC tivemos a bem significativa (pelo menos pra mim que sou fánatico XD) queda de Nisekoi, mas como ela aparece no preview da próxima edição deve voltar as posições mais altas. AssClass mais uma vez muito bem posicionada só ficando atrás dos dois grandes de JUMP. De resto o TOC foi bem normal, Toriko desceu um pouco, mas creio que foi uma queda isolada e semana que vem ele será capa. Reborn amargando a injustição e Koisome recebendo CP com esperanças minhas que seja um sinal de melhoras e Kurogane e Takamagahara sejam cancelados e Koisome se salve. XD

    Ranking da Edição #35:
    Toriko (4º▼)
    Nisekoi (5º▼)
    Reborn (6º▼)
    Sensei no Bulge (X)
    One Piece (2º△)
    Assassination Classroom (3º△)
    Naruto (1º△)

    Toda ao contrário esse ranking, incrível a posição de Toriko e Nisekoi quando achei os dois muito bons. Reborn normal os japas colocarem no fundo. AssClass tava bem no inicio, não me deixou tão empolgado pra colocá-lo mais em cima e OP e Naruto nem comento. XD Ainda vou entender os japoneses um dia. =P

    Ranking Pessoal:
    Beelzebub (Batalha mais épica do mangá todo ever, sem mais.)
    Toriko (Ótimo capítulo, diferente do anterior foi um real capítulo na cozinha com um bom clima e o Komatsu mostrando sua genialidade, além da ultima página perfeita.)
    One Piece (Capítulo só no mistério e preparando terreno para algo épico. Quando começar de vez não terá pra ninguém. xD)
    Reborn (As técnias do Bermuda são iguais a do Jagger, ficou um pouco repetitivo e não entendi a função da Shinu Ki Dan agora...)
    Naruto (Vi uma ponta de esperança nesse capítulo, mas ainda há muito a explicar. Pra não perder o costume: .fail XD)

    PS: Sem OP semana que vem, não existe sofrimento maior...

    ResponderExcluir