sábado, 22 de dezembro de 2012

TOC e opiniões sobre a Shonen Jump: #4~5/2013

Olá gente, tudo bom com vocês? Quanto tempo que não pergunto isso, já que tenho estado tão ocupado com a faculdade que não tenho escrito nenhum texto, deixei tudo nas mãos do Leonardo, ele deve ter passado um pouco de sufoco aqui XD Meu período de férias vai ser bem pequeno e escroto, mas eu vou tentar aproveitar ele ao máximo para fazer tudo o que eu gosto, o que inclui continuar o blog. Espero que vocês não tenham desistido daqui por causa do tempo sem textos além dos de TOC (o leo chegou a fazer outras coisas, mas mesmo assim não foram muitos). Aguardem, novos textos chegarão logo aqui! Agora é hora de TOC, vamos lá!

"Compre a revista ou eu te soco!" - Luffy


Pela terceira vez seguida, One Piece aparece na capa da Shonen Jump, como uma forma de propaganda para o seu próximo filme. Isso é uma coisa comum, na época que o último filme de Naruto saiu o mangá também teve umas três capas seguidas. A capa em si não tem nada de incrível, só um desenho legal do Luffy e uma aparição do Law.

TOC:
One Piece
Assassination Classroom
PSI Kusuo Saiki
Toriko
Nisekoi
Kuroko no Basket
Haikyuu!!
Hungry Joker
Naruto
Bleach
Shinmai Fukei Kiruko-san
Kuro Kuroko (Oneshot)
Shokugeki no Souma
Beelzebub
Sket Dance
Gintama
Kochikame
Kurogane
Cross Manage
Medaka Box
Retsu!! Date Senpai
Legenda: Azul = Capa; Verde = Top 5; Rosa = Página(s) Colorida(s); Vermelho = Bottom 5

Com One Piece fora do páreo mais uma vez, outro mangá tem a oportunidade de ser o primeiro lugar na revista, e desta vez foi o ótimo Assassination Classroom, que acaba de ganhar um twitter oficial e que terá seu 2º volume lançado dia 28. Atrás dele temos outro mangá de comédia, o PSI Kusuo Saiki, que inclusive já fez crossover com Assassination Classroom, não sei se vocês lembram disso (scan em inglês para quem quiser ler). É interessante ver estes dois mangás de comédia nos dois primeiros lugares do TOC, pois se você for olhar para o Bottom 5, perceberá que temos três mangás de comédia nestas péssimas posições (Gintama, Medaka Box e Retsu!! Date Senpai). Acho que nunca vi a Shonen Jump com tantos mangás de comédia, além desses temos também Shinmai Fukei Kiruko-san, Kochikame, Sket Dance e Nisekoi. Isso chega a ser 45% da revista, um espaço muito grande para uma publicação que tem como carro-chefe mangás de batalha shounen. E contando os mangás de esporte, vemos que menos de 50% da revista está sendo reservada para o seu estilo principal.

Se formos ver a situação atual de alguns mangás da Jump, a situação fica mais preocupante: Grandes títulos como Naruto e Bleach não vão durar muito mais tempo, e nenhum dos editores responsáveis por novatos têm achado algum mangá impactante e popular nos últimos tempos. Como estará a Shonen Jump no final de 2013? Esse é um assunto importante para prestarmos atenção até o próximo dezembro.

Aproveitando a deixa sobre o estado atual dos mangás de batalha na Shonen Jump, vou analisar Naruto: Porque ficou tão baixo essa semana? O capítulo ranqueado nesta edição deveria ser o 607, aonde vimos todo o trajeto de Obito durante seus anos com Madara: A tentativa de trazer Nagato para seu lado, a luta contra Minato... E ainda aconteceu uma boa luta entre a Kyuubi e o dragão de madeira do Hashirama. Não entendo muito os japoneses... Entretanto, pode ser que não corresponda já que a sete revistas atrás Naruto estava ausente... Lembram-se?

Ranking Pessoal Correspondente (#49):
One Piece (X)
Toriko (1º -)
Reborn! (X)
Bleach (2º -)

O meu último Ranking foi bem parecido com o gosto japonês: Se One Piece não estivesse na capa, com certeza estaria na posição certa do meu ranking. Não tenho certeza sobre Reborn, já que Bleach ficou bem ranqueado esta semana, comparado aos resultados comuns dele após o início do arco dos quincies.

Ranking Pessoal:
Toriko
Naruto
One Piece
Bleach

Estou adorando o festival de culinária, a combinação Komatsu e Buranchi está muito divertida! Pena que pelo visto o festival acaba no capítulo que vem, além do Shimabukuro-sensei ter pulado uma boa parte das etapas do festival... Mas eu entendo, o foco de Toriko não é isso, é batalha.

Com a morte do Neji, era impossível não colocar Naruto na frente de One Piece: Foi um capítulo triste, e foi bonita a despedida do gênio hyuuga... Posso estar sendo exagerado em colocar em 2º por causa disso, mas eu gostava dele, é um dos meus personagens favoritos no Naruto Shippuuden: Ultimate Ninja Storm Generations :P


Informações sobre a próxima edição da Shonen Jump (#6):
  • Capa: Kuroko no Basket
  • Páginas Coloridas: Nisekoi, Nisekyuu!!, Hyoujou Fubu (Oneshot)
Bom ver Kuroko com mais uma capa, é um mangá bom de basquete. Infelizmente exagera com habilidades sobre-humanas, mas ainda é uma diversão se você gosta deste esporte (eu sou um grande fã, então curto muito). Além disso, temos uma página colorida de Nisekoi na mesma edição em que sai seu crossover com Haikyuu!!, estou curioso para ver no que isso vai dar.

Espero que tenham gostado de mais um texto comigo, o primeiro de uma série nestas férias de verão. O leo me substituiu bem neste tempo, mas isso não basta para mim, eu estava contando os dias para participar aqui de novo, afinal, é o meu blog! XD Fico muito feliz de poder escrever coisas interessantes sobre o mundo dos quadrinhos e desenhos japoneses para os ótimos leitores que tenho :) Muito obrigado pelas visualizações neste tempo todo, o blog já passou de 4000 views! Espero que continuemos indo bem assim por muito tempo!

Um abraço e até o próximo texto! ;)

Um comentário:

  1. Esse TOC demonstrou muito bem que os editores estão tendo sucesso e adquirir boas obras para a revista nos últimos tempos. AssClass, PSI, Nisekoi e Haikyuu!! são sucessos hoje. Todos eles vendem bem, AssClass então, é um monstro de vendas. Claro que há falhas, mas todos os anos tem muitas estréias de séries e cancelamentos, acho que esse ano foi um ano de vacas gordas para a Jump. Nenhum deles, exceto talvez AssClass, tem chance de substituir Naruto ou Bleach à curto prazo, mas ambos tem anime e são bem mais antigas. Com o tempo essas séries novas vão crescendo, tanto em história como em fanbase e vendas. Kuroko no Basket é um exemplo, todos hoje clamam para ser lançado no Brasil/EUA, mas há 6 meses atrás, antes do anime, não sabia nem que a série existia ou ignorava tal existência. :P

    Gostei desse ano da Jump, várias obras diferentes do que estavamos habituados ver na revista lançaram e espero que continue assim, quanto mais variedade melhor. A Jump precisa disso para não perder mercado, as outras revistas tem muito mais variedade de obras. Battle shonen também não anda muito bem das pernas exceto os que já estão na revista.

    Ranking Pessoal:

    One Piece
    Toriko
    Naruto
    Beelzebub

    Com a luta do Franky com a Baby 5 e o final da saída do grupo de Punk Hazard e a cena final com a Monet prestes a explodir a ilha em troca de sua vida, One Piece fica em primeiro colocando mais lenha na fogueira nesse arco que todo já achava que ia terminar.
    Toriko foi legal, mas não tanto quanto o anterior e pulou muito o festival, mesmo sendo o foco as batalhas outros aspectos podem ser desenvolvidos. Toriko é bom por não enrolar, mas acho que dessa vez esse ponto bom ficou contra ele.
    Naruto foi bom pela morte do Neji, finalmente o Kishimoto percebeu que na guerra há mortes. Foi o bom capítulo, mas é preocupante se mais tarde o Kishimoto irá ressucitar todos novamente.
    Beelzebub acabou o arco nesse capítulo, finalmente, espero que veha um bom arco agora, está precisando.

    Lucas se esqueceu de dizer que o capítulo de Kuroko no Basket na proxima revist será em Full Color! Nisekoi e Nisekyuu!!, o ano mal começou, mas essa revista será a melhor do ano. XD

    ResponderExcluir