segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Opiniões sobre JoJo no Kimyou na Bouken: Início e Popularidade

Tudo certo galera? Como eu disse a alguns dias no meu twitter, vou fazer uma série de textos falando sobre o que eu não tive oportunidade até o início das minhas férias da faculdade: Os animes da temporada outono japonesa. Demorei tanto pra poder falar deles que agora a temporada já está no seu final, mas não quero deixar de ter comentado aqui no blog, mesmo sendo tarde. Decidi começar por JoJo por ser o anime que eu tenho mais curtido entre todos os da temporada e por ele não estar perto de terminar, assim é possível que vocês comecem a assisti-lo hoje por causa do meu texto e ainda irem aproveitar por meses.

Depois de 25 anos, um anime surge!



Para quem nunca tinha ouvido falar, JoJo no Kimyou na Bouken ("As bizarras aventuras de JoJo"), mais conhecido apenas por JoJo, é um mangá provavelmente mais antigo que você, leitor. Sua criação vem do longínquo ano de 1986, mesma época que tivemos mangás famosos como Dragon Ball (1984) e Saint Seiya (1986). Infelizmente, JoJo não teve fama nem repercussão aqui no ocidente, diferentes dos seus "irmãos" (são da mesma revista, a famosa Shonen Jump) citados. Provavelmente o motivo disto ter acontecido é exatamente o buraco que o desenho deste texto veio suprir: A ausência de um anime, em 25 anos de serialização!

Interessante é o preço daquela época: 170 ienes, algo em torno de R$3,00. Um preço barato para ler várias séries.
Capa da edição de estréia de JoJo na Shonen Jump.

A única maneira de um mangá durar tanto tempo sem ser cancelado é ele ser popular, não? Por qual motivo então JoJo nunca teve um anime? O mais perto que eu chego de uma resposta para isso seria a violência que acompanhamos desde o início da história, mais ainda assim não acho que isto seja o verdadeiro motivo, talvez tenha sido apenas azar. Tirando essa ausência do anime, JoJo teve uma gama variada de produtos para o leitor fã: OVAs, jogos de videogame, CDs de drama (uma história em áudio), visual novels, etc.

Mas se a ausência de um anime neste tempo todo te deixar com o pé atrás para ver o desenho desta temporada, mesmo eu tendo comentado sobre a popularidade e os produtos de JoJo, eu trago a opinião popular para este texto, numa última tentativa de fazer você considerar JoJo como uma opção válida na sua lista de animes:
  • No Japan Media Arts Festival (festival organizado pela Agência de Assuntos Culturais do ministério da educação japonês) de 2006, Jojo ficou em 2º no Top 10 de melhores mangás da história.
  • No Kono Manga ga Sugoi! ("Este mangá é legal!", um ranking de mangás feito pela editora Takarajimasha para escolher os melhores mangás masculinos e femininos, com base nas opiniões de jornalistas, mangakás, críticos, professores universitários, etc) de 2013, a 8ª parte de JoJo (JoJolion) ficou em 12º lugar na lista dos 20 melhores mangás masculinos.
Após tudo isto que falei sobre a série, espero que vocês deem uma chance para JoJo, pois sua história e poderes são os mais originais que já vi em todos os mangás de luta que acompanhei. Para aqueles que se interessam por tudo que disse até agora, irei expor um pouco da história da primeira parte de JoJo para vocês (que já acabou no anime, pois ela é pequena mesmo), e falar um pouco em geral do universo JoJo. Não vou fazer isso neste texto, pois hoje é o último dia do ano e já falei bastante sobre a série, mas podem ficar tranquilos que eu irei escrever logo este texto, não vou deixar vocês na mão sem uma opinião do anime né?

Um abraço e até o próximo texto.

Um comentário:

  1. Muitas coisas podem fazer uma série não ter anime, acho que o mais provável na época em que JoJo tinha sua maior popularidade era o custo. Depende muito, nunca saberemos exatamente o porquê sem conhecer as condições daquela época. Também poderia ser questão técnicas, ás vezes o autor não aceitou ter um anime até agora porque não achava que a tecnologia de época podia interpretar completamente a série. Sim, isso existe. XD
    Enfim, é um clássico que merece um anime depois de tantos anos de história, o Lucas já me recomendou e em 2013 verei com certeza.

    ResponderExcluir