domingo, 9 de março de 2014

Opiniões sobre Nisekoi - Volume 1

Olá pessoal, há quanto tempo! Faz meses que não posto nada por aqui, mas, como o Lucas, devo começar a postar aqui com mais frequência sempre que possível. Este texto estava planejado para ser lançado desde que Nisekoi foi agendado para ser lançado impresso no ano passado. De início, eu já queria fazer um texto sobra a série, a qual eu gosto muito, mas achei muito difícil falar sobre a série inteira. Assim, com o lançamento da série pela VIZ nos Estados Unidos, tive a ideia de fazer reviews de cada volume. Então, vamos ao primeiro texto de muitos!



Antes de começar a analise propriamente dita devo citar a qualidade do produto feito pela VIZ já que esta foi a minha primeira compra da editora. Não sou muito de reclamar da qualidade dos mangás brasileiros, pelo menos os que tenho são de qualidade bastante razoável, porém a qualidade do papel americano é muito acima da brasileira, isso fica claro pela diferença na grossura dos volumes, apesar de terem o mesmo número de páginas. Também achei a tradução adequada, embora não seja nativo da língua inglesa, teve informalidade própria da língua falada, mas não passou da conta. Não vou me estender muito no assunto, mas gostaria de pelo menos tocar nesse ponto, com certeza valeu o preço, que é mais caro que o mangá nacional por questões óbvias (dólar). Vou comprar a coleção inteira com confiança na qualidade.

~ Review

Nisekoi conta a história de Raku, um garoto que fez uma promessa com uma garota há 10 anos atrás de se encontrarem no futuro, abrirem a fechadura, que ele guarda, e se casarem. O primeiro capítulo retrata essa história e mais o aparecimento de Chitoge Kirisaki, com quem Raku terá que ter um falso namoro para impedir uma guerra entre a família dos dois. Esta enganação vai ser difícil para eles, já que eles não foram com a cara um do outro desde o início.

Faz mais de dois anos que eu li o primeiro capítulo de Nisekoi pela primeira vez, não lembro exatamente como eu me senti, mas tenho certeza que me diverti, afinal, a série não seria uma das minhas favoritas se fosse diferente. Na época eu não tinha muito conhecimento, mas agora eu sei que esse tipo de desenvolvimento, um casal que se odeia, promessa e uma garota tsundere; são bastante clichês, porém, mesmo agora, eu me divirto muito lendo. Eu particularmente gosto muito dos personagens: Raku, Chitoge e Onodera capturaram minha atenção logo de início com suas diferentes formas de pensar e agir, dando um novo toque à história clichê da série. O primeiro capítulo conseguiu apresentar os personagens e o conflito da série muito bem, mostrando para o que veio. Fica claro mais tarde que a série é muito mais focada nos personagens do no próprio plot, e o primeiro capítulo foi uma excelente base para esse futuro.

Capítulo 2 mostra o desfecho do encontro deles na casa do Raku e o trato bombástico entre as duas famílias para que ambos namorem, de mentira, por três anos. O motivo disso tudo já tinha sido revelado antes, mas se torna mais claro nesse capítulo com a reação das duas gangues, que depois de muita tensão (para os personagens, para nós leitores é só risada. XD) as duas gangues acabam por aceitar o relacionamento, embora um dos chefes da Beehive, Claude, desconfia do mesmo e este "marca" um encontro surpresa entre os dois para desmascará-los. Foi um capítulo bem cômico e com uma dose de romance com um momento bacana entre a Chitoge e o Raku no final do capítulo. O final deixa o leitor ansioso para o próximo capítulo.

Capítulos 3 e 4 descrevem todo o encontro dos dois, que foi todo observado pelas duas gangues, não deixando espaço para nenhum dos dois escapar. Esses capítulos dois capítulos mostram muito mais da personalidade da Chitoge, fica claro que ela é uma garota forte e tsundere, o que Raku confunde muito com falta de feminilidade. O primeiro volume inteiro tem muito conflito entre os dois e durante todo o encontro não foi diferente, porém, no fim, a imagem do Raku perante a Chitoge melhorou um pouco já abrindo brechas para um melhor relacionamento entre os dois.

No fim do capítulo 4, Onodera acaba descobrindo o falso (embora ela não saiba) relacionamento entre Raku e Chitoge, o que ele entrar em desespero. O capítulo 5 começa com mais esse problema na vida do Raku e ponto central do capítulo foi mais um grande problema: a descoberta do namoro por todos os colegas de classe deles, retirando dos dois o único local de paz que ainda tinham. A reação deles foi quase tão engraçada quanto a das gangues anteriormente.

Capítulo 6 teve, na minha opinião, o melhor momento entre a Chitoge e o Raku, este finalmente percebeu os problemas da Chitoge para fazer amigos e a semelhança entre os dois. O capítulo finaliza o volume com um relacionamento mais equilibrado entre os dois, na medida do possível. Ainda muito cedo para dizer se haverá algo entre eles.

O volume como um todo introduziu muito bem toda a história e o principal foco da mesma, também trouxe várias questões para serem respondidas mais tarde deixando o leitor curioso para continuar a leitura. Os personagens também foram bem apresentados, todos eles deixaram sua marca em algum momento e um começo da descrição da personalidade de cada um. Uma coisa que eu gosto muito em Nisekoi é a pouca quantidade de personagens da história, que faz com que sobre tempo para desenvolver todos e o leitor realmente torcer por seus favoritos. Tudo isso fica mais claro mais para frente.


E aqui termina o review do volume 1 de Nisekoi. Fico meio inseguro se o review ficou realmente bom porque eu gosto muito da série e talvez tenha sido imparcial, mas creio que nesse primeiro volume não houve nenhum item a criticar. Espero que tenham gostado e continuem lendo os próximos reviews que farei sobre a série. O volume 2 da série já está a caminho, logo o review irá aparecer por aqui.

Até o próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário