quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Opiniões sobre Shokugeki no Soma

Olá galera, tudo certo? Quanto tempo que eu não escrevia um texto para o blog... Saudade de discutir um pouco com vocês! Por causa da faculdade, acabei não arranjando um tempo para poder escrever, minha rotina estava complicada demais para eu me dar ao luxo de sentar na frente do computador para postar um texto. Entretanto, finalmente estou de férias (já faz mais de uma semana, mas estava aproveitando para relaxar), e vou ter um tempinho (cerca de duas semanas restantes) para produzir aqui. Vamos ver o que vai sair deste tempo.

Hoje eu venho falar com vocês sobre uma série recente na Jump, que teve sua estréia a cerca de 8 meses atrás, na edição 52 da Weekly Shonen Jump, a última de seu ano: Shokugeki no Soma!

Inception: Um prato dentro de um prato.
Capa de estréia.


Aqui eu pretendia escrever uma breve sinopse da história. Para isso, fui dar uma lida rápida no primeiro capítulo, para garantir que não esquecesse nada de importante... Entretanto, acabei me perdendo na ótima história de Shokugeki e li até o quinto capítulo... Depois deste ótimo momento de leitura, vou tentar passar para vocês um pouco da história (me perdoem por este parágrafo):

Yukihira Soma é um garoto de 15 anos que mora com seu pai, Yukihira Jouichirou. Eles mantêm juntos um pequeno restaurante chamado Yukihira, que trabalha com pratos do dia. Soma cresceu nesse meio, começando a aprender culinária com seu pai aos 3 anos, e continuando desde então a se aperfeiçoar.

"Me vê mais um aê garoto!"

Tudo vai bem, até o momento que o pai de Soma o dá um aviso inesperado: Irá fechar o restaurante por 2~3 anos e fará alguns trabalhos por aí. E durante este tempo, Soma deverá frequentar uma academia de culinária chamada Tootsuki. Soma não sabe, mas a Academia Tootsuki é uma das mais prestigiadas do mundo, entrar e se manter nela não serão tarefas fáceis.


Vai ter que ficar muito tempo na biblio...cozinha.

Então, até aí nada de demais não é? O que faz Shokugeki ser tão bom a ponto de eu gostar tanto e ter vontade de recomendar para vocês? Vou tentar explicar um pouco com base na minha interação com ele e em algumas estatísticas.

Shokugeki no Soma é a junção ideal do espírito shounen (coragem, determinação, batalhas, amizade, essas coisas) com o que esperamos de um mangá de culinária (criação de pratos, técnicas de cozinha, conhecimento real sobre culinária e gastronomia em geral). Quando Toriko começou a sair, eu acreditava que finalmente tínhamos um mangá de culinária na Jump, algo que esperava desde que eu li o divertido mangá Yakitate!! Japan (que infelizmente tem um péssimo arco final, que me fez desistir de ler a história), anos atrás. Infelizmente, ele acabou puxando bem mais para o lado de um mangá clássico shounen do que um mangá de culinária faria, onde os pratos são algo mais secundário, servindo apenas para deixar o herói mais forte.

Feito no paint com muito amor para você.
O que acontece quando colocamos uma culinária séria (sem adversários engraçados ou poderes especiais) com uma trama que tem os valores shounen sem deixar os pratos em segundo plano?
Mas como competir numa revista onde a maioria dos mangás que se mantêm no topo utilizam-se de recursos como arcos com várias lutas e/ou poderes incríveis capazes de destruir uma pequena cidade? É aí que entra o nome Shokugeki da série: Lutas entre adversários no campo de batalha que o mangá permite: A cozinha!

Sem pancadaria, aqui se resolve na cozinha.

Além desta maneira de colocar ação (ainda que seja de uma maneira diferente do convencional), durante a estadia de Soma dentro da academia, existem diversos testes e treinamentos necessários para se manter lá, visto que existe uma grande peneira dentro da Tootsuki para só formar os melhores dos melhores.

Saindo das qualidades de Shokugeki e partindo para seus resultados, vou apresentar estatísticas para vocês, afinal, para permanecer na Shounen Jump não basta ter uma boa história e/ou bom desenho: Precisa atrair o público, algo que até agora tem sido fácil de conseguir, como podemos ver neste lindo gráfico que fiz abaixo:

Está indo melhor que muito mangá de batalha por aí... Né Kubo?
Desde que começou a ter colocação na revista, Shokugeki só ficou 4 vezes fora do Top 5, e nunca numa posição considerada ruim (perto ou dentro do Bottom 5). Mas o mais interessante em minha opinião é a quantidade de páginas coloridas que teve desde então: Sete! Sendo que teve três seguidas, e um pouco depois duas seguidas! Isso só representa a confiança do departamento editorial na popularidade desta série. E para colocar a cereja no topo do bolo, Shokugeki conseguiu algo que alguns ainda almejam: 1º lugar na revista. Que venham mais!

Tem sido realmente bem interessante...
Os leitores concordam!

Povão, espero que tenham tido uma boa impressão de Shokugeki e que tenham entendido os motivos que me fizeram considerar está série como uma das melhores novatas nos últimos tempos (junto como Assassination Classroom, que também merece um texto). Para quem quiser começar a ler agora, vou deixar o link do scanlator que eu acesso para ler os últimos capítulos: Casanova Scans. Só leio Shokugeki com eles, mas tenho certeza que fazem um ótimo trabalho com as outras séries que traduzem (destaque para Haikyuu!!, que também é da Jump). Aliás: Todas as imagens que utilizei do mangá foram obtidas nas scans deles (ou seja, está em inglês).

Não deixem de comentar o que estão achando sobre a série, ou se ficaram interessados com o texto, se gostariam de saber mais alguma coisa, etc. Espero que tenham gostado da minha aparição depois de um tempo longe do blog, e que estejam animados para novos textos conforme o tempo passar (até em época de faculdade, vou tentar otimizar o meu tempo).

Um abraço e até o próximo texto.

Um comentário: