sábado, 26 de janeiro de 2013

TOC e opiniões sobre a Shonen Jump: #08 e #09

Olá pessoal! Depois de alguns atrasos e problemas nesse inicio de ano vamos começar a voltar ao normal aos poucos. O Lucas ainda está ocupado com a faculdade, mas com certeza quando ele tiver tempo ele também trará textos para o blog. Hoje trago para vocês os dois primeiros ToCs do ano. Depois de um período de férias da própria Jump, faz duas semanas que a periodicidade voltou ao normal e já começamos o ano cheio de novidades interessantes.




A edição #8 trouxe Naruto na capa e eu particularmente gostei bastante da capa, me lembrou Jojo, além de eu não ter nada contra roxo e a pose característica do Naruto também ficou style. Uma curiosidade é que nesta edição a Shonen Jump americana passou a ser simultânea com a japonesa e trazendo Naruto na capa, que provavelmente é o mangá mais famoso no ocidente, foi uma feliz coincidência, ou talvez tudo planejado. A capa de edição #9 veio com Toriko e achei o desenho dela bem normal, sem nada de especial.

TOC:


Os TOCs foram marcados pelas estreias de novas séries na classificação com Shinmai Fukei Kiruko-san na edição #08 e Shokugeki no Souma na edição #09. Como podemos ver Kiruko não começou tão bem ficando dentro do Bottom 5 em seu primeiro rankeamento, mas logo na edição seguinte se recuperou muito bem ficando na sétima posição. Acompanho a série semanalmente e ela está se fixando como uma série episódica com comédia, assim podemos dizer que não será surpresa se ela seguir o padrão dos gag mangás: subir em capítulos mais interessantes e engraçados e descer no contrário, só torço para que a diferença não seja grande e a série não pontue o Bottom 5 muitas vez, pois estou gostando da série. Shokugeki no Soma teve a melhor estréia desde Assassination Classroom com um terceiro lugar e na próxima edição ganha CP, espero que ele continue indo bem já que ao meu ver a melhor estréia, em traço e história, a série cheira a sucesso.

Na edição #08, no geral, houve poucas mudanças consideráveis, com os mesmos de sempre no topo, exceto Sket Dance que varia muito na sua colocação e ocasionalmente aparece em posições altas. Logo abaixo vêm Nisekoi, Haikyuu!! e PSI Kusuo Saiki, este no meio do ToC pela segunda vez consecutiva, mas  se recupera na edição #09 voltando ao Top 5, é uma série que com certeza não pode ser subestimada, embora pouco conhecida no ocidente. Hungry Joker havia ficado em uma posição preocupante em seu primeiro ranking, mas aos poucos vai se recuperando e na edição #09 já aparece no meio da revista, porém, pelo para mim, precisa melhorar para ter sucesso à longo prazo.

No Bottom 5 está muito parecido em ambas as edições, já é quase tradição algumas estarem nessa parte da revista, como Kurogane que finalmente termina na edição #09, depois de muitos apelos meus aqui neste blog e na edição seguinte termina Retsu!! Date-Senpai depois de uma venda fraquíssima de seu primeiro volume, não havia chances para ele. Com essas despedidas os alvos mais prováveis de cancelamento passam a ser Cross Manage e Medaka Box, este último parece estar indo para um final natural então vamos aguardar algumas semanas, caso ocorra será a primeira série "consagrada" a deixar a revista no ano de 2013.

Raking Pessoal Correspondente (#51 e #52):


Sempre foi difícil regular o meu gosto ao dos leitores da Jump e acho que em 2013 não será diferente. Na edição #51 acertei apenas Hungry Joker e fiquei perto de alguns e a ausência de Naruto ajudou um pouco. Na edição #52 cheguei muito perto de acertar quase todas as posições, exceto a de Naruto, no qual não lembro o que aconteceu no capítulo, mas provável que não tenha merecido o primeiro lugar. =P
Ás vezes, antes de fazer meu ranking pessoal, tenho imaginar em qual posição os japoneses colocariam, mas não consigo prever ou até mesmo ignoro a previsão, talvez seja por isso que minha precisão está baixa, não vejo como algo ruim, entretanto.

Ranking Pessoal:



Na edição #08 o topo do ranking fica com Assassination Classroom e mais um excelente um capítulo da série que desenvolveu a Irina e o Karasuma de uma maneira que gostei muito, e claro a comédia também foi de primeira. Shokugeki no Soma também teve um ótimo capítulo com a festa no dormitório, mas o final foi o que mais empolgou com a desafio de um dos Elite Ten que estava se fingindo de bonzinho a festa inteira, também mal posso esperar o desenvolvimentos dos personagens que foram apresentados nesse capítulos, já que cada uma parecia ter uma personalidade diferente, é a melhor estréia mandando ver. One Piece teve boas lutas com o Franky, Usopp e Nami,  junto com o mistério na última pagina nos fez ansiar pelo próximo arco, o Novo Mundo apenas começa. Nisekoi teve um capítulo dedicado à Ruri, com algum desenvolvimento na história, mas o destaque mesmo foi a comédia. Toriko somente preparando o terreno para as próximas lutas, assim como Beelzebub para o próximo arco. Naruto continua na mesma luta de sempre... até quando?

Na edição #09, em Toriko começa a porrada de vez com a invasão da Bishokukai e a definição de quem vai lutar contra quem. Depois da luta onde todos se reuniram para lutar contra o Quatro Bestas será legal ver cada um lutando em separado, assim será mais fácil de notar o resultado do treinamento de cada um. Em Nisekoi o natal se aproxima e a mãe da Chitoge vêm passar o feriado com a família. Eu achei a mãe da Chitoge uma boa personagem e isso, claro, significa problemas para o Raku, foi um bom começo para um no arco, tenho boas expectativas. Beelzebub começou a porrada também, e finalmente o autor resolveu parar de levar a série para o lado romântico e voltou às brigas de delinquentes, que é o que todos que leem Beelzebub espera ver. One Piece teve a tradicional festa de fim de arco, foi legal, mas sem muito empolgação.

Informações sobre a próxima edição da Shonen Jump (#10):
  • Capa / Lead CP: Koisuru Edison (Nova Série)
  • Páginas Coloridas: Assassination Classroom, Shokugeki no Soma
Na próxima edição sangue novo aparece na revista, assim como na edição #11. Não tenho nenhuma informação concreta sobre Koisuru Edison, mas parece ser gag mangá, gênero que pouco nos interessa aqui no ocidente. Nas paginas coloridas Assassination Classroom sendo premiado mais uma vez pelo sucesso e Shokugeki no Soma, melhor estréia dentre as três novatas, provavelmente está sendo a aposta dos editores.

Até o próximo texto! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário